Home Assistant: Ragtech Nobreak Easy Pro (UPS) Monitoring

em resumo, o primeiro comando recebe A0 FF FF FF FF 12 34 56 78

mas note que em meu nodered ele esta desligado!
aqui, apenas preciso mandar o comando AA 04 00 80 1E 9E e ele retorna
“aa 21 00 00 58 ff ff ff ff 00 da c6 70 06 06 3d f3 00 00 03 82 c2 01 a0 30 00 70 06 0a 00 d8”

faz o mesmo que eu fiz…
instala uma aplicacao pra monitorar a porta serial…
roda o aplicativo deles, e grava o que ele esta retornando…

usei esse app. a versão free ja resolveu.
https://www.hhdsoftware.com/serial-port-monitor

Me parece claro que o primeiro comando é o que pede algum tipo de identificação do nobreak e o restante traz outras informações. A resposta do meu para o primeiro comando é diferente do seu. Além disso testei com outro modelo que tenho aqui que tem comportamento bem diferente, ele dá algumas respostas no inicio e depois parece que se perde e só solta a responder se remover e colocar novamente o cabo USB.

vou ver se tento monitorar esses dois com o software deles em uma VM windows, quando tentei da ultima vez no linux o software nem instalava, quem sabe tem uma versão nova que funcione.

@gustavocmorais vi esse fluxo agora, show de bola. :clap:
Tenho um One Up Nitro que fica com os meus servidores aqui de casa.
Vou tentar instalar um linux local aqui num pc antigo e ver o que rola de descobrir. O osso é ficar decifrando bit haha

Oi! O modo que consegui descobrir algo minimo foi no windows. Instalei o sistema oficial dele e abrir um monitor da porta serial do lado. Coloquei pra filmar a tela e tirei da tomada por alguns minutos.

Depois, assistindo o video com calma, fui comparando os bytes que mudavam e tentando associar a carga da bateria e temperatura e voltagem de entrada.

Depois repeti alguns testes pra ver se o comportamento se repetia.

Totalmente baseado em metodo empirico. Hahahaha

1 Like

Cara, eu não consegui fazer o nobreak se conectar aqui. Não sei se é algum problema no proxmox, na porta usb, no cabo, realmente não sei. No nodered ele até aparece conectado, pega o nome da porta no HA certinho, mas nada. Instalei o Supervise numa VM separada, mas tbm não consigo fazer ele se comunicar…
Entretanto achei um arquivo que pode ajudar. Tô tentando decifrá-lo…

Arquivo config nobreak

ai vai o video que fiz…
https://we.tl/t-IxNBGkq8Jp

1 Like

Alguém chegou a descobrir se existe algum comando pela serial para forçar o nobreak a DESLIGAR?